COMANDO DA FORÇA AERONAVAL COMEMORA OS 101 ANOS DA AVIAÇÃO NAVAL

CIDADES EVENTOS REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Foi realizado, na manhã dessa sexta-feira, 1º de setembro, no Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia, a cerimônia militar alusiva ao CENTÉSIMO PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DA AVIAÇÃO NAVAL. A data efetiva do aniversário é dia 23 de agosto.

Foto Renato Cosme Fulgoni

Na referida cerimônia, presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Luiz Guilherme Sá de Gusmão, houve desfile da Companhia de Honra e de pelotões representativos das Organizações Militares ligadas à Aviação Naval, e desfile aéreo das aeronaves da Aviação Naval.

O evento contou ainda com alunos da Escola Almirante Carneiro Ribeiro, de São Pedro da Aldeia, e militares da reserva, que ajudaram a escrever a história da Aviação Naval.

Foto Renato Cosme Fulgoni

O vice prefeito Mauro Lobo prestigiou a formatura. Participaram também do evento o vereador e presidente da Câmara Bruno Costa e a vereadora Mislene de André, além dos secretários Edmilson Bittencourt, Walzi Conceição Sampaio, Cristiano Cavalcante e Jaíme Gomes Ferreira Filho.

Foto Renato Cosme Fulgoni
Foto Renato Cosme Fulgoni
Foto Renato Cosme Fulgoni

MAIS DE CEM ANOS DE HISTÓRIA
Em mais de dez décadas, a Aviação Naval esteve presente em momentos importantes da história brasileira, criando a primeira escola militar de aviação do país e, portanto, tornando-se o berço da nossa aviação militar. Como pioneira no Brasil, a Aviação Naval contribuiu com o desbravamento das rotas aéreas do litoral e esteve presente em operações de patrulha durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1941, a Aviação Naval cedeu pessoal, bases aéreas e aeronaves para a criação da Força Aérea Brasileira. Atualmente, além de patrulhar nossos mares e rios, nossos aviões e helicópteros são rotineiramente requisitados para diversas missões, tais como atividades de busca e salvamento, assistência hospitalar aos ribeirinhos da Amazônia e Pantanal Matogrosense, além de apoio à defesa civil em situações de calamidade pública, tais como enchentes, incêndios florestais e desastres ambientais.
Seu lema: “No Ar, os Homens do Mar!”.

Foto Renato Cosme Fulgoni

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *