Escolas Cívico-Militares em Brasília

Educação aldeense participa da certificação de Escolas Cívico-Militares em Brasília

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

E. M. Miriam Alves de Macedo Guimarães será uma das 89 unidades atendidas pelo programa em 2021

O secretário de Educação, professor Elias Valadão da Mota, e a subsecretária, Kátia Moreno Santana, estiveram presentes, nesta quarta-feira (24), na cerimônia de certificação das Escolas Cívico-Militares, no Palácio do Planalto, em Brasília. Além da certificação das unidades que implantaram o modelo de gestão no ano de 2020, também foram citadas as 89 escolas que serão atendidas pelo programa em 2021, entre elas, a E. M. Miriam Alves de Macedo Guimarães, situada no bairro Fluminense.

A solenidade contou com a presença do presidente da república, Jair Bolsonaro, o diretor de políticas para escolas cívico-militares, Gilson Passos, e o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, que destacou que o objetivo do programa não é só formar um bom estudante, mas também formar o cidadão que conduzirá o destino da nação brasileira.

Divulgação: SEMED/PMSPA

Para o secretário de Educação, o estreitamento de laços é a garantia de um bom desempenho do modelo de gestão na escola selecionada. “Participar dessa certificação também nos fez aprofundar o conhecimento sobre a metodologia de ensino que será estabelecida na escola Miriam. Também foi válido presenciar a eficácia do programa após o relato dos primeiros gestores, o que nos traz a segurança de um trabalho que será realizado em prol da nossa comunidade escolar. Em 2021, espero retornar para a nossa certificação”, disse Elias.

Kátia ressaltou a importância de ver unidades bem assistidas pelo programa e a satisfação em ter um maior índice de aprovação após a implantação do modelo de ensino. “A gente espera que a nossa escola obtenha o mesmo sucesso nos projetos realizados, assim como foi apresentado de outras unidades escolares que estão sendo assistidas pelo PECIM. Vimos escolas onde há 90% de aproveitamento, mostrando uma nova realidade após a implantação do programa. Foi um momento importante e de ver o não distanciamento entre o Ministério da Educação com as Secretarias de Educação, sendo um ponto positivo. Além de ver o bom aproveitamento da aprendizagem, o que foi muito significativo para nós como gestores da pasta”, pontuou a subsecretária.

Divulgação: SEMED/PMSPA

No mês de julho, a E. M. Miriam Alves de Macedo Guimarães foi oficializada no programa por meio da publicação da portaria n° 569, que habilita a unidade para seguir o modelo de ensino estabelecido pelo Instituto Brasileiro de Informação e Tecnologia, e pela Universidade de Brasília. A escola atendeu todos os critérios exigidos, entre eles, a aprovação da comunidade escolar, por meio de consulta pública eletrônica. Atualmente, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), existem 127 escolas cívico-militares no país, espalhadas em 26 estados.

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. De acordo com o MEC, os professores e demais profissionais da educação seguem como responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico, e os militares atuam apenas no apoio à gestão escolar e educacional.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *