Aluna do CIEP 146 é eleita para representar São Pedro da Aldeia na 13ª Edição do Parlamento Juvenil na ALERJ

Aluna do CIEP 146 é eleita para representar São Pedro da Aldeia na 13ª Edição do Parlamento Juvenil na ALERJ

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Nicole Mattos, aluna recém-chegada no CIEP 146, foi eleita pelos alunos, com aproximadamente 63% dos votos, para representar o CIEP 146 Professor Cordelino Teixeira Paulo e o Município de São Pedro da Aleia na 13ª Edição do Parlamento Juvenil na ALERJ – Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro –, “sempre fui interessada em assuntos políticos, aprendi um pouco sobre nas aulas de história, mas sempre senti que precisava saber mais… a política faz parte da nossa sociedade, precisamos entender e conhecer a história, porque é isso que determina nosso futuro como um todo” elucidou a parlamentar.

O Parlamento Juvenil da ALERJ é o maior Projeto de Políticas Públicas para Juventude do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a SEEDUC, no qual tem por objetivo possibilitar aos jovens o exercício da atividade política, a cidadania bem como a consciência crítica unida à participação sociopolítica como uma ferramenta de acesso e mudança no contexto político-educacional. O PJ é destinado a estudantes do 9° ao 2° ano do Ensino Médio de escolas públicas estaduais de todo o Rio de Janeiro, com idades entre 14 e 17 anos, onde os jovens eleitos terão a oportunidade de representar suas cidades e vivenciar o ambiente político na Alerj.

A jovem parlamentar eleita participará de projetos sociais, culturais, legislativos, cursos, palestras e inclusive irá apresentar um projeto Lei na Plenária no qual será elaborado em conjunto com a comunidade escolar e o ex-parlamentar juvenil do município e atual Presidente do Grêmio do Estudantil do CIEP 146, Alex Terra. As leis dos parlamentares juvenis poderão ser sancionadas pelo Governador, caso sejam aprovadas pelos referidos parlamentares e comissões, “eu não conhecia o projeto até o dia em que o Alex Terra postou o link de inscrição na minha turma, pesquisei um pouco sobre e me inscrevi por ter achado muito interessante e legal, nunca tinha visto nada como isso antes”, disse a jovem de 17 anos que pouco acreditava que pudesse ter sido eleita no pleito.

Durante a entrevista com a Deputada Estadual Juvenil, Nicole Mattos nos relata que, quando soube que teria que fazer a sua campanha, apresentar-se de sala em sala pedindo votos aos alunos, fazer discursos e afins, a jovem teve um espanto e afirmou que talvez essa seria a sua maior dificuldade: falar em público. Logo, a parlamentar recorreu aos mecanismos de pesquisas e plataformas de busca visando obter vídeos e dicas sobre dicção, oratória e demais técnicas para falar em público.
Nicole acrescentou dizendo que ter participado desse processo eleitoral democrático foi uma ótima experiência tanto em sua vida quanto nas respectivas vidas dos demais alunos da unidade escolar, “uma coisa que me deixou surpresa foi a forma que os alunos me ouviram e me trataram; eu já esperava que me ouvissem, mas eles foram além… perguntavam, se envolviam no processo e nenhum deles agiu de forma hostil comigo, inclusive àqueles que até mesmo não pôde ou não quis votar, houve uma troca mútua de respeito”, pontuou a parlamentar.

A estudante de 17 anos a todo instante atribuía o êxito eleitoral ao apoio da comunidade escolar e ao ex-parlamentar Alex Terra que prestou total apoio desde o início ao fim do período eleitoral, “na sexta-feira, o Alex me deu uma força para passar nas salas e pedir votos ao pessoal. Ao entrar, eu me apresentava e ele falava um pouco do projeto, por já ter participado. (…) muitas pessoas têm preconceito com a política, dizem que não há salvação… mas, eu não acredito nessa versão. Há muitos políticos com projetos incríveis, nossa juventude também já se mostra mais ativa politicamente, mais participativa. Futuramente eu vejo a política do Brasil com ótimos líderes e com o povo acreditando que é possível”, disse a Nicole Mattos.

Pela primeira vez, a cidade de São Pedro da Aldeia teve 5 inscritos, sendo eles: André Luís Baptista do Vale (C.E. Nobu Yamagata), Briany Ottero Oliveira de Souza (CIEP 146 Profº Cordelino Teixeira Paulo), Marcelle Goulart de Oliveira (CIEP 272 Gabriel Joaquim dos Santos), Nicole Mattos Alcântara Fusco (CIEP 146 Profº Cordelino Teixeira Paulo) e Rafael Barreto Degani (C.E. Drº Feliciano Sodré). Em caso de circunstância de impossibilite a sua ida da parlamentar eleita, esta será substituída por seu suplente, que na ocasião será o segundo mais votado, que será o jovem estudante do Nobu Yamagata, André Luís Baptista do Vale (37,23% dos votos). Em suas redes sociais, André Luís agradeceu os votos: “Estou vindo aqui para agradecer por cada voto recebido e a cada um que depositou o seu voto de confiança na minha pessoa. O parlamento juvenil é um sonho para mim desde quando descobri a sua existência em 2017 (por meio do Wagner Muniz) quando estava no 6º ano. Como todos sabem, desde muito pequeno tenho essa paixão por política e o PJ seria uma grande realização. Mas eu ainda tenho esperança de entrar na 13ª Edição do PJ em 2022”, disse o suplente da atual parlamentar da cidade.

Ao fim da entrevista, a parlamentar fora indagada a respeito de como se sente ao ter sido eleita para levar o nome da cidade para o Parlamento Fluminense d disse: “Acho que é isso! Estou muito feliz em poder representar São Pedro da Aldeia, uma cidade que ganhou meu coração assim que vim morar aqui. Vou dar o meu máximo e estudar bastante para elaborar um projeto de lei que represente os jovens da minha cidade. Eu acredito no poder que a educação tem para transformar esse mundo inteiro! Quanto mais se estuda, menos preconceitos existem, mais oportunidades surgem… só há ganhos nesse meio!”, afirmou a parlamentar.

Nicole Mattos participará de toda a programação da Décima Terceira Edição do Parlamento Juvenil, incluindo o período de capacitação, de acordo com as normas expressas no Regimento Interno do Programa, durante os períodos de 07 a 13 de março de 2022 acontecerá a Capacitação Virtual, 16 a 25 de março de 2022 a Capacitação Presencial e do 24 a 30 de abril de 2022 acontecerá a tão aguardada Semana Parlamentar.

Por Wagner Muniz


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *