O inverno começa oficialmente

CIDADES

O inverno começa oficialmente no hemisfério Sul às 20h09 (horário de Brasília) desta quarta-feira, 20 de junho. A previsão para os próximos três meses é de temperaturas até mais baixas que o normal no Sul do País. Já para as outras regiões, apesar de haver algumas variações, as temperaturas devem ficar acima da média, com menor volume de chuva e temporadas mais secas.

Segundo o meteorologista Alexandre Nascimento, da Climatempo Meteorologia, neste ano, diferentemente do ano passado, deverá normalidade em relação aos fenômenos El Niño e La Niña. Em 2011, o País ficou sob ação do fenômeno La Niña e isso favoreceu a passagem de muitas ondas de frio. Neste ano a situação tende a ser diferente em algumas regiões do Brasil, como no Sudeste.

De forma geral, há uma tendencia de menores volumes de chuva que a média neste próximo trimestre no centro do Brasil e na maior parte do Norte, do Nordeste e do Sudeste. O Sul deve ter bastante chuva nos próximos meses, especialmente em agosto e setembro. Os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, que geralmente registram as temperaturas mais baixas do País nesta época do ano, devem ter bastante frio, até mais forte que o normal.
O começo do inverno deverá ter a cara da estação. Uma forte frente fria provoca chuva no Sul, em São Paulo, em Mato Grosso do Sul e no sul dos Estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, além de derrubar as temperaturas.