Prefeito Fábio do Pastel participa do início ao ciclo de palestras do Outubro Rosa

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Os eventos fazem parte das ações contra o câncer de mama e serão realizados na Policlínica Municipal

Dando sequência à celebração do Outubro Rosa, mês dedicado à saúde integral da mulher, o Prefeito Fábio do Pastel esteve na manhã desta segunda-feira fazendo a abertura do ciclo de palestras na Policlínica Municipal. A intenção das conversas é fomentar as aldeenses com informações de relevância, que possam dar a elas oportunidades de cuidar do seu corpo, bem como da mente. 

A palestrante do dia foi a advogada Rafaela de Oliveira Faria, Presidente dos Direitos Humanos da OAB de Cabo Frio, que falou da “Violência doméstica e psicológica”. 

“A violência psicológica e a doméstica cresceram muito durante o isolamento por conta da pandemia de Covid-19. Por isso foi criada a Lei 14.188, de 28 de Julho de 2021, que em seu Artigo 147-B trata da violência psicológica, que é qualquer ato que viole o direito do mulher, como impedimento do seu direito de ir e vir, críticas contra sua vestimenta, ou seja, qualquer tipo de humilhação, que denigra a imagem dela ou a impeça sua vida civil. A lei torna esses atos crime com pena de reclusão, segundo o Código Penal. O programa “Sinal vermelho”, permite que qualquer mulher vítima de violência possa desenhar um X vermelho na mão e ao mostrá-lo em estabelecimentos, demonstra que precisa de ajuda”. Dra. Rafaela completou ainda que quem vê esse sinal de alerta precisa acionar as autoridades policiais ou entrar em contato com o 180, responsável por atender denúncias de abusos contra mulheres. 

Durante toda a semana aconteceram conversas dentro do mesmo objetivo, sempre às 10h, conforme cronograma abaixo:

 

Terça-feira (19) – “Prevenção do câncer de mama e colo do útero”. 

Palestrante: Enfermeira Laís de Souza Oliveira Viana.

 

Quarta-feira (20) – “Se cuidar é uma luta de todos.” 

Palestrante: Assistente Social Taina Leite Ferreira Pinto.

 

Quinta-feira (21) – “Prevenção do câncer de mama e colo do útero”. 

Palestrante: Enfermeira Cristina Vidal.

 

Sexta-feira (22) – “Violência obstétrica”. 

Palestrante: Enfermeira Fabiane Vitorino de Oliveira. 

Mais do Outubro Rosa 

Dentro da programação preparada pela Secretaria de Saúde, na manhã desta segunda-feira (18), na ESF do Alecrim, as cidadãs aldeenses tiveram acesso ao exame preventivo e puderam participar da palestra “Saúde da Mulher”, proferida pelo enfermeiro da unidade, Eduardo Almeida.  

Já na ESF Botafogo foi realizado um debate a respeito dos cuidados da mulher e atendimento especial à elas. Até o fim do mês de outubro as unidades municipais de saúde receberão vários eventos que vão tratar dos cuidados da mulher, principalmente no que diz respeito ao câncer de mama e de colo de útero. 


Fotos: ASCOM
ASCOM/PMSPA


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *