Os pecuaristas interessados em participar da iniciativa devem preencher pré-cadastro on-line ou comparecer à Secretaria de Agricultura

Prefeitura de São Pedro da Aldeia adere ao programa Mais Pecuária Brasil

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Os pecuaristas interessados em participar da iniciativa devem preencher pré-cadastro on-line ou comparecer à Secretaria de Agricultura

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, aderiu ao Programa Mais Pecuária Brasil, pertencente à Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER). A iniciativa tem como objetivo promover o melhoramento genético dos rebanhos bovinos por meio da inseminação artificial. 

Estiveram presentes na assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, o prefeito Fábio do Pastel, o secretário de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Thiago Ribeiro, e o presidente da CONAFER, Carlos Roberto Lopes.

De acordo com o secretário Thiago Ribeiro, a iniciativa irá beneficiar a agricultura e a zona rural de São Pedro da Aldeia. “Os produtores rurais serão muito beneficiados com esse programa, que será completamente gratuito.O principal objetivo é melhorar geneticamente os gados leiteiros e de corte. A única responsabilidade do pecuarista é atender aos requisitos do programa”, afirmou.

Os pecuaristas interessados em participar do programa Mais Pecuária Brasil podem preencher o pré-cadastro no link (clique aqui para acessar o formulário) ou comparecer à Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, localizada na Rodovia Amaral Peixoto km 107 s/n, atrás do Horto Escola, no bairro do Balneário. 

Após o pré-cadastro, os pecuaristas receberão a visita da equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura para avaliação da propriedade e dos animais quanto às condições mínimas exigidas para participação no programa, assim como documentos necessários para efetivação do cadastro após a anuência da CONAFER.

SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA

O programa Mais Pecuária Brasil já chegou a mais de 2,7 mil municípios pelo país e tem o principal intuito de inseminar os animais dos pecuaristas cadastrados. Para isso, um técnico da CONAFER comparecerá ao município em datas programadas. Com apoio da equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, o profissional irá visitar as propriedades contempladas para realização das inseminações e, posteriormente, a detecção das gravidezes. Vale destacar que o programa não tem custo para o pecuarista. No entanto, fica sob a responsabilidade dele a manutenção das condições nutricionais e sanitárias de seus animais.

DO QUE SE TRATA A INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL POR TEMPO FIXO (IATF)?

Diferente da inseminação convencional, a IATF não depende da observação dos cios, uma vez que envolve a sincronização da ovulação das fêmeas. Com essa modalidade, é possível que o pecuarista insemine um grande número de animais por dia. Além disso, a técnica ajuda no planejamento da propriedade, pois, há a possibilidade de estabelecer calendários de inseminações e nascimentos que se ajustam melhor às metas e características. 

Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *