Procon aldeense orienta consumidores sobre os direitos na hora de abastecer

Procon aldeense orienta consumidores sobre os direitos na hora de abastecer

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Alta nos preços pode facilitar a venda de combustíveis por preços abusivos

Em função das seguidas altas no preço dos combustíveis, o Procon de São Pedro da Aldeia orienta os consumidores sobre os cuidados que devem ser tomados durante o abastecimento de veículos. O coordenador do órgão aldeense, Marcio Lisboa, alerta sobre os direitos que podem ser exigidos no ato da compra.

“É importante lembrar que o preço do produto precisa ser exibido claramente pelo posto. Não pode constar um valor nas placas e outro nas bombas, mesmo que ele tenha sido alterado há pouco. O consumidor também tem direito de ser informado sobre qual combustível é mais vantajoso, por exemplo, entre etanol e gasolina, e é irregular a limitação da compra”, explicou.

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) possui a Resolução Nº 9, de 9 de 2007, (Art.8, itens 3 e 4) que assegura o direito do consumidor solicitar, a qualquer momento, testes de qualidade e de quantidade do combustível. Com o uso de um galão, o estabelecimento pode demonstrar que a quantidade marcada na bomba é a mesma depositada no recipiente. A diferença permitida é de 60 ml para menos e 100 ml para mais. Para o teste de qualidade, uma proveta precisa ser utilizada para verificar o percentual de álcool misturado à gasolina, que deve estar em torno de 27%.

Outro direito do consumidor é ter acesso, claro, à origem do combustível. Para isso, o nome da distribuidora deve aparecer de forma clara nas bombas. A nota fiscal, que contém informações mais detalhadas sobre as taxas que compõem o valor final do combustível, também pode ser exigida. Nela o consumidor poderá verificar o valor do frete do produto, dependendo do posto; do ICMS; valor do PIS/PASEP e da Cofins e o valor da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico – CIDE Combustíveis.

O Procon orienta os moradores a denunciar as irregularidades por meio dos telefones (22) 2627-6086, que funciona como Whatsapp, ou por ligação através do número (22) 2321-0848. Também é possível obter informações presencialmente na sede do órgão, localizada na Rua Hermógenes Freire da Costa, nº 136, no Centro, atrás do Fórum.

Fiscalizações

A fiscalização dos estabelecimentos é realizada em parceria com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A medida visa verificar se há prática abusiva por parte dos postos, já que a variação nos valores facilita a venda dos produtos por preços não correspondentes.

Durante as operações, a nota fiscal de compra das mercadorias é analisada, assim como os cupons de saída. A prática abusiva é constatada quando o estabelecimento compra o produto por um preço inferior, estoca, e repassa ao consumidor já com o valor correspondente ao aumento das refinarias, mesmo que o tenha adquirido pelo valor antigo.

Com informações da ASCOM/PMSPA
Texto: Larissa Siqueira


Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *