SÃO PEDRO DA ALDEIA REALIZARÁ TESTE RÁPIDO DE HEPATITE NESTA TERÇA-FEIRA (17)

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Na próxima terça-feira (17) São Pedro da Aldeia receberá uma ação itinerante para testagem rápida para detecção de hepatites. Um ônibus cedido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, estará no município com uma equipe para realizar o teste rápido. O veículo ficará localizado na Praça Agenor Santos, em frente à Igreja Matriz de São Pedro. A testagem será feita das 9h às 17h, todas as pessoas podem fazer o exame.

O objetivo da ação realizada é reforçar a importância do diagnóstico precoce. A equipe será formada por profissionais do município e do Estado, com médico, técnico de enfermagem e enfermeiro.

O resultado do teste rápido é entregue em vinte minutos e capaz de detectar os vírus da doença. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, lembrado no dia 28 de julho, alerta a população para a prevenção, formas de contaminação, riscos e tratamento contra a hepatite.

O exame é feito em uma pequena amostra de sangue da ponta do dedo. A pessoa não precisa fazer nenhum tipo de preparação prévia – como jejum, por exemplo. Nos casos em que o teste rápido apontar a presença do vírus, a pessoa será encaminhada para uma unidade de saúde onde serão feitos os testes confirmatórios e acompanhamento até a indicação do tratamento.

Fonte ASCOM/PMSPA

Por Luana Macêdo








Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *