Botafogo

São Pedro da Aldeia recebe roda de samba neste domingo (5)

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

“Samba do Quilombo” em Botafogo tem entrada gratuita e é oferecido como contrapartida da Lei Aldir Blanc  

Na semana comemorativa ao Dia Nacional do Samba, celebrado em 2 de dezembro, os moradores da comunidade quilombola de Botafogo e adjacências terão programação especial no fim de semana. Neste domingo (5), a partir das 15h, será realizado o tradicional “Samba do Quilombo”. Além da roda de samba, a programação inclui a venda de pratos típicos, como feijoada e caldo de aipim. O evento é promovido pela empresa WS Espaço de Eventos como contrapartida da Lei Aldir Blanc, via inciso 2, e será realizado na sede do espaço, que funciona na Estrada da Caveira, nº 10, no bairro Botafogo. A entrada é gratuita.

Proprietário do espaço, o agente cultural Willian Santos comemorou a retomada do evento na comunidade, após mais de um ano de paralisação das festas e eventos. “Com a pandemia, o espaço parou de funcionar e a nossa roda de samba temática, que acontecia uma vez no mês, desde 2015, também parou. Também tínhamos muitas festas pré-agendadas, que foram canceladas. E agora, graças ao incentivo da Lei Aldir Blanc, estamos podemos retornar com muita alegria e o resgate da cultura e das tradições quilombolas, não só através da música, mas também pela gastronomia”, disse.

A roda de samba vai contar com a participação de músicos convidados, que apresentarão repertório variado, do samba de raiz aos clássicos do pagode nacional. Nos intervalos, o público também poderá curtir os ritmos do charme, black music e hip-hop.

Inaugurado em 2014, o espaço promove e abriga diversos eventos, como palestras, iniciativas beneficentes, campanhas e manifestações culturais quilombolas, que movimentam o cenário artístico e o comércio local, além de fomentar o esporte. No último ano, o local passou a funcionar também como sede de uma escolinha de Taekwondo, atendendo, atualmente, cerca de 15 jovens da comunidade.


ASCOM/PMSPA
Texto: Raíra Morena
Foto: Raíra Morena


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *