Escola do Balneário tem primeira colheita de horta do Projeto Semeando o Futuro

Escola do Balneário tem primeira colheita de horta do Projeto Semeando o Futuro

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Iniciativa visa implantar hortas agroecológicas nas unidades escolares do município

Os alunos da Escola Municipal José Teixeira Paulo, no bairro Balneário das Conchas, vivenciaram um momento especial nesta quarta-feira (17/08). A horta agroecológica, implementada pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Trabalho de São Pedro da Aldeia, passou por sua primeira colheita. No local, livre de agrotóxicos, foram plantados três tipos de alface (crespa, lisa e chilena), repolho, quiabo, pimentão, salsinha e coentro. Os 15 meninos e meninas, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, auxiliaram na colheita de alface, levando os itens para as suas casas.

Foto: Gabrielly Costa

De acordo com o secretário de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Thiago Ribeiro, a prática da agricultura agroecológica nas escolas é um incentivo a mais para que os alunos levem os conhecimentos para casa e criem suas próprias hortas com suas famílias. “É muito gratificante trazer a agricultura da zona rural para as escolas municipais de São Pedro da Aldeia. Com o projeto ‘Semeando o Futuro’, as crianças têm um aprendizado didático, criam hábitos saudáveis e conseguem levar para dentro da sala de aula todo o conhecimento que a zona rural tem para oferecer”, destacou.

O verde das hortaliças refletiu a dedicação da equipe da unidade escolar e dos estudantes. A alegria e satisfação do momento eram visíveis entre os alunos que aguardavam para auxiliar na colheita e receber o alimento que levariam para a casa. Um dos participantes foi Odilon Alvarenga, de 12 anos, aluno do 4º ano. “Eu montei uma horta lá em casa por causa da escola, é muito bom cuidar daqui e de lá. Quando venho para cá à tarde, pego água e rego os canteiros. Gosto muito do projeto”, comentou.

A diretora da unidade escolar, Gilmara Coutinho, conta que os alunos se envolveram em todos os processos da horta, desde o plantio, os cuidados necessários para mantê-la e, por fim, a colheita. “As crianças se envolvem muito no projeto, nós precisamos limitar o tempo para eles não ficarem o dia todo aqui. Quando fui até as salas falar sobre a ação e perguntei quem gostaria de se envolver e queria levar para a casa, todos demonstraram interesse. Essa colheita vai para a casa dos estudantes, tivemos um sorteio de todo o ensino fundamental e três alunos de cada turma receberam os itens”, explicou.

CONHEÇA O PROJETO

O Projeto Semeando o Futuro é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Trabalho em parceria com a Secretaria de Educação e a EMATER-Rio. O objetivo é implantar hortas agroecológicas nas unidades escolares do município, além de capacitar toda comunidade escolar com cursos e treinamentos, promovendo um ambiente saudável e propício para o aprendizado dos alunos.

As mudas utilizadas nas escolas são produzidas no Horto Municipal. O local conta com uma “horta modelo” do projeto, instalada dentro da estufa e com sistema de irrigação. Os produtos colhidos no espaço são entregues a instituições e projetos sociais do município.

A E. M. Antônio Rodrigues dos Santos, no bairro Porto do Carro, e a E. M. Antônio Vaz da Silva, no Recanto do Sol, já contam com as suas hortas agroecológicas. O próximo espaço a ser atendido pelo projeto será a E. M. Profª Maria da Glória Santos Motta, em Praia Linda.

Com informações da ASCOM/PMSPA – Por Gabrielly Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *