ENTREVISTA - Bethemática é a entrevistada de Renato Fulgoni

ENTREVISTA – Bethemática é a entrevistada de Renato Fulgoni

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BETHEMÁTICA: TRANSFORMANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DE JOGOS EDUCATIVOS

Bethemática, também conhecida como Elizabethe Gomes, é uma renomada educadora e idealizadora dos Jogos Educativos Bethemática. Com mais de 40 anos de experiência no ensino da matemática, Bethemática tem deixado sua marca registrada ao estimular o gosto pela disciplina e desenvolver o raciocínio lógico em seus alunos. Além disso, ela é responsável pelo Instituto Bethemática em São Pedro da Aldeia, onde ensina matemática de forma significativa e inclusiva, atendendo a alunos com deficiência e transtornos como autismo, TDAH, TOD e Síndrome de Down.

Acompanhe a entrevista da Bethemática com Renato Fulgoni:

Como surgiu a ideia de criar os Jogos Educativos Bethemática e qual tem sido o impacto deles no ensino de matemática?

Quando comecei a criar jogos para os meus alunos, percebi o envolvimento nas aulas, a participação ativa, e o comportamento melhorava muito, não havendo a necessidade de ficar chamando a atenção. Dessa forma, iniciei a produção de jogos para uso em sala de aula e para alguns colegas. Hoje Bethemática é uma marca registrada de Jogos educativos. O impacto no processo de ensino-aprendizagem foi grande, pois hoje tenho vários alunos formados que não esquecem das aulas, nem dos conteúdos que foram abordados através da Metodologia Bethemática.

Com uma carreira de mais de 40 anos no ensino, você mencionou que vários de seus ex-alunos se tornaram professores de matemática. Como você vê o seu papel na formação desses educadores e qual a importância de despertar o interesse pela matemática desde cedo?

Me sinto e feliz e honrada por ter vários ex-alunos professores de matemática. Isso comprova que a metodologia que utilizo desperta o interesse pela disciplina e estimula o raciocínio lógico. Dessa forma, o aluno se sente seguro para seguir carreiras na área de Exatas.

O Instituto Bethemática em São Pedro da Aldeia é conhecido por seu trabalho inclusivo no ensino da matemática. Como você adaptou suas metodologias para atender alunos com deficiência e transtornos? Quais têm sido os resultados observados nesse contexto?

Os jogos e materiais manipulativos que idealizo, são adaptáveis a todos. Pois todos têm o direito de uma aprendizagem da matemática de forma significativa. Como Maria Montessori, criadora do Método Montessoriano, penso que um recurso didático deva atender a todos, basta conhecer cada criança e suas especificidades. Procuro desenvolver materiais para todas as idades e necessidades. Aplico jogos e materiais manipulativos com muitas crianças e as famílias e profissionais sempre observam o avanço.

Além do ensino, você também atuou como diretora adjunta em algumas escolas e como coordenadora de matemática em municípios. Quais foram os maiores desafios que você enfrentou nesses cargos e como a matemática pode contribuir para uma educação de qualidade?

Como diretora adjunta, fazendo parte da equipe gestora, procurava dar uma assistência aos professores de exatas, bem como estimulá-los ao uso de jogos e materiais manipulativos, focando numa aprendizagem significativa, tornando o aluno protagonista do seu processo de aprendizagem. Uma
educação de qualidade nasce, quando toda equipe gestora, docentes e discentes compreendem que o esforço mútuo pode transformar realidades. No caso da matemática, o uso de jogos e materiais manipulativos, pode contribuir com a melhoria dos índices de avaliações externas. Um aluno me
disse: professora, a gente só não gosta daquilo que a gente não sabe. Isso ocorre no processo de aprendizagem da matemática. Aprenda Matemática, e então conhecerás sua beleza.

Como você vê o futuro da educação em matemática? Quais são as suas expectativas e planos para continuar promovendo o ensino significativo da disciplina?

Vejo que a educação matemática já conquistou muitos avanços, tais como: o ensino deve ser significativo: o processo é mais importante que o resultado; a matemática é para todos; que o aluno pense, raciocine e elabore estratégias na resolução de problemas e seja protagonista no seu processo de aprendizagem. Ainda temos muito que avançar, mas com profissionais dedicados e competentes, o futuro será promissor. Em relação a planos futuros, pretendo continuar desenvolvendo Jogos e materiais manipulativos para despertar o interesse pela matemática e consequentemente facilitar a compreensão de conceitos, defendendo sempre que aprender matemática de forma.

A entrevista da Elizabethe Gomes é destaque na Edição 43 da Revista Aldeia Magazine. Confira abaixo:

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