CIÊNCIA & FÉ - a importância do cuidado e da relação do cristão com a natureza

CIÊNCIA & FÉ – a importância do cuidado e da relação do cristão com a natureza

Ciência & Fé Colunistas

As questões quanto à poluição e cuidado com o meio ambiente têm sido conteúdos de muitas pautas na atualidade. Casos como desmatamento, poluição dos rios e oceanos, mudanças climáticas, extinção de espécies, uso inconsciente dos recursos naturais, entre outros diversos tópicos relacionados à degradação ambiental são temas de pesquisas científicas. Mas qual seria o papel do cristão e da fé neste cenário?

Mas qual seria o papel do cristão e da fé neste cenário?

Mas qual seria o papel do cristão e da fé neste cenário?

O ato de cuidar da natureza não é uma questão de mudança de comportamento, e sim, de relacionamento com a criação. O ser humano foi designado por Deus para reger, administrar e zelar pela criação (de todos os seres viventes). Em gênesis 2:15 diz que “o homem foi posto no jardim para cuidar dele”, de forma que nossos próprios interesses não destruam a criação. Porém, em Romanos 8:22-23, Paulo nos mostra uma realidade que difere à ordem que nos foi designada, após a queda do homem (pecado), o ser humano não tem usufruído dos recursos da criação de forma consciente, ocasionando no sofrimento de todo o universo; o versículo 22 diz que o universo geme e sofre.

Essa passagem em Romanos nos revela que a causa de toda destruição da natureza está no pensamento de que o homem é o centro do universo, e esse pensamento difere do conceito divino. A bíblia diz que o homem foi feito a imagem e semelhança de Deus, mas não foi apenas com o homem que Ele fez uma aliança. Após o dilúvio Deus faz uma aliança com todos os seres vivos, não só com o homem, nos mostrando a importância de toda a criação para o Senhor.

CIÊNCIA & FÉ - a importância do cuidado e da relação do cristão com a natureza

Toda a humanidade (cristãos e não cristãos) devem ter práticas conscientes quanto à natureza, porém o cristão, particularmente, tem uma motivação última quanto a isto, já que Deus é o proprietário de toda a criação e que mesmo após a queda, em Jesus todo domínio se tornou dele.

Se o cristão entender isso e através de ações práticas conseguir influenciar positivamente uma mudança de comportamento da humanidade, teremos chance de termos efeito positivo não só no meio ambiente, mas também de bom testemunho na sociedade e estaremos cuidando do próximo.

Todos somos consumidores e poluentes, mas temos formas e opções de diminuir esse consumo e poluição através de atitudes no dia a dia. Nossas ações devem refletir quem somos em Deus.

Por Gabrielle A. Moreira


Curta nossa página no Facebook

Escritora Luciana Mendonça convida a todos para o lançamento de “Viver Pensar Poetizar”
Este evento especial faz parte do projeto Tarde Literária, promovido pela Aldeia Editora, que traz uma rica programação cultural
ENTREVISTA – Bethemática é a entrevistada de Renato Fulgoni
BETHEMÁTICA: TRANSFORMANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DE JOGOS EDUCATIVOS
E-book “O Roubo 938”: Uma aventura emocionante de amizade, ousadia e um crime perfeito
Em "O Roubo 938", Renato Fulgoni nos presenteia com uma aventura empolgante, que mergulha nas profundezas da amizade
Laudo de Certificação Elétrica: Garantindo Segurança e Conformidade em Sistemas Elétricos
O laudo resultante fornece uma avaliação abrangente do sistema, incluindo recomendações para correções e melhorias necessárias.
Wagner Muniz ganha concurso no SBT com fotografia inusitada de terno e gravata na praia, tomando água de coco
O resultado foi exibido nessa sexta-feira (19) ao vivo, e o Wagner Muniz foi o ganhador oficial de um passeio que será …
Polícia Militar Apreende Drogas e Prende Dois Suspeitos em São Pedro da Aldeia
A ocorrência foi registrada às 18h08 na Rua Resende, no bairro Fluminense em São Pedro da Aldeia
Polícia Militar Encontra 287 Tiras de Maconha em São Pedro da Aldeia
A ocorrência foi registrada às 18h10 na Rua Esperança, no bairro São João, São Pedro da Aldeia
Evento de Lançamento de “As Aventuras de Ana de Manzoque” é um Sucesso
A Casa de Cultura recebeu grande público, demonstrando o apoio da comunidade local e o interesse crescente pela literatura
Lançamento do Livro “As Aventuras de Ana de Manzoque” de Tati Dantas
Publicado pela Aldeia Editora, o livro é a primeira obra infantil da escritora Tati Dantas
Dupla é presa transportando 5 kg de drogas durante ação da PF e PRF em São Pedro da Aldeia
A abordagem foi feita pela Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Rodovia Amaral Peixoto, na altura do município de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *