Município terá a primeira Clínica Escola do Autista, e sete bairros serão beneficiados com drenagem, pavimentação e melhorias, além da revitalização do asfalto da RJ-106

São Pedro da Aldeia anuncia pacote de obras junto ao Governo do Estado

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Município terá a primeira Clínica Escola do Autista, e sete bairros serão beneficiados com drenagem, pavimentação e melhorias, além da revitalização do asfalto da RJ-106

A quinta-feira (28) foi de festa em São Pedro da Aldeia. O prefeito, Fábio do Pastel, recebeu o governador do Estado, Cláudio Castro, para anunciarem juntos o pacote de obras para o município. Serão sete bairros que vão receber melhorias de pavimentação, drenagem e recuperação das ruas. Uma demanda antiga da população, o trecho que une a RJ-106 com a RJ-140 terá o asfalto revitalizado. Outra grande conquista é o anúncio da construção da Clínica Escola do Autista, um projeto da gestão Fábio do Pastel, que reúne diversas secretarias, e garante inclusão e acessibilidade, além de acolhimento escolar e de saúde.

Foto: Renato Fulgoni

O prefeito, Fábio do Pastel, destacou que os investimentos são o resultado de projetos executivos bem elaborados e o diálogo constante com o Governo do Estado. “Hoje eu não tenho muito o que pedir porque venho fazendo isso há mais de um ano. Vocês não fazem ideia de quantas vezes eu bati na porta do governador, Cláudio Castro, do Uruan Andrade, do Max Lemos e de outros secretários e sempre fui recebido. E a resposta era a mesma: vamos fazer por São Pedro da Aldeia. Eu já fiz vídeo com drone para mapear a cidade e levei para eles, já rodei as ruas da cidade com o Max mostrando as demandas do município. E hoje está acontecendo, mas só porque temos um governador presente, que se sensibiliza pelo povo. Que alegria dar essa notícia para os moradores do Alecrim, da Colina, Recanto do Sol, Parque Estoril, Balneário, Boa Vista e Jardim Primavera. Vamos tirar nosso povo da lama”, apontou.

Foto: Renato Fulgoni

O governador do estado, Cláudio Castro, reforçou a união entre o governo estadual e a prefeitura. “Estamos vivendo um tempo na história de reconstrução desse estado. Acabou o tempo do eu, nós entendemos que sozinho ninguém vai a lugar algum e reaprendemos a dialogar. Hoje, você vê uma obra e não sabe se é do estado ou da prefeitura, porque não importa quem está fazendo. O que importa é quando o prefeito e o governador estão unidos para que a população tenha o verdadeiro benefício. O que importa é podermos ver investimentos e obras históricas começarem”.

O vice-prefeito, Júlio Queiroz, destacou o empenho do secretariado municipal e a presença do governo estadual no município. “Sou morador, nascido e criado em nosso município, e esse é um momento histórico para mim, ver o avanço em vários bairros e investimentos em obras, fazer parte de um governo presente e, mais do que isso, um governador que olha pelo interior do estado. Só tenho a agradecer ao empenho da equipe, de todos os secretários e estou muito feliz por poder fazer parte da mudança real de São Pedro da Aldeia”, declarou.

Assim como o governador, a comitiva estadual esteve presente para assinarem os termos pessoalmente. Entre eles, o secretário de Infraestrutura e Obras do estado, Rogério Brandi; o secretário das Cidades, Uruan de Andrade; diretor-presidente da Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro (CEHAB-RJ), Ângelo Monteiro Pinto e o ex-secretário de Obras e deputado estadual, Max Lemos. Também estiveram presentes os deputados estaduais, Dr. Serginho, Franciane Motta, Márcio Pacheco e Pedro Ricardo.

O secretariado municipal marcou presença no evento. O legislativo municipal foi representado pelo presidente da Câmara, Denilson Guimarães e os vereadores Jean Pierre, Chimbiu, Mislene, Mistura, Vitinho, Isaias, Márcio Soares, Chiquinho e Franklin.

População comemora pacote de obras

Residente há 34 anos do Porto do Carro, Sérgio Leite nasceu e foi criado no bairro. Com o anúncio das obras de pavimentação e drenagem das ruas, ele se emociona ao lembrar da expectativa de um morador em especial que sonhava com essa intervenção. “Fico muito feliz em ver que o nosso bairro vai voltar a sorrir. Muitos anos na expectativa para pavimentação das ruas. Meu avô morreu falando que nunca ia ver essa rua que vai até o Alecrim ser asfaltada, infelizmente ele não está aqui, mas do céu vai poder ver porque agora vai concluir. Era um sonho, agora virou realidade”, contou.

Na ocasião foi anunciado o início da obra de drenagem e pavimentação no bairro Alecrim, momento aguardado por todos. Dentre as ações de melhoria para os bairros da cidade está o termo de cooperação técnica entre a prefeitura e a secretaria estadual de Obras e Infraestrutura para realização de obras de pavimentação e drenagem nos bairros Jardim Primavera, Parque Estoril, Recanto do Sol e Balneário. Também foi firmada cooperação técnica com a secretaria estadual das Cidades para a realização das obras de infraestrutura na localidade Colinas, que compreende drenagem, calçadas, pavimentação e serviços complementares.

O pacote de obras também inclui o início da obra de reconstrução do pavimento e o projeto executivo do trecho da RJ-106 que liga São Pedro da Aldeia, desde o trevo da Via Lagos, à RJ-140 até a entrada de Arraial do Cabo. São 27 km de extensão de estrada.

Termo de cooperação técnica com a secretaria das Cidades para obra de recapeamento e revestimento asfáltico resistente, drenagem pluvial urbana e iluminação pública da Estrada da Boa Vista e da Rua Comandante Ituriel com um trecho total 6,3 km de extensão.

O secretário municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches, falou sobre a dedicação e o trabalho realizado no primeiro ano de gestão e nos últimos meses para que os projetos saíssem do papel. “É uma satisfação muito grande porque começamos os projetos com uma ideia em um papel, vamos moldando, levamos ao prefeito, que vai colocando o que ele quer para a cidade em seu plano de governo, vamos conversando com os outros secretários referentes a cada pasta. Então quando vejo o termo final sendo assinado hoje, eu lembro de todo o trabalho feito. Por exemplo, o termo da localidade Colina, eu lembro que fomos até o bairro, rodamos pelas ruas, elaboramos o projeto. Uma vez que apresentamos o projeto para o Governo Estadual e foi aceito, começa a troca de ofícios, as adaptações para chegar ao resultado final para a população. Só a gente sabe o quanto trabalhamos para ter esses termos assinados hoje aqui e o quanto é gratificante”.

Clínica Escola do Autista aldeense será referência

O projeto da Clínica Escola do Autista é um dos destaques da gestão Fábio do Pastel, e vem sendo elaborado desde os primeiros meses de governo. Foram realizadas diversas visitas técnicas a instituições especializadas no acolhimento e suporte às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), colhendo informações e identificando as estruturas necessárias para receber os alunos com qualidade e conforto.

Foto: Renato Fulgoni

A equipe técnica teve, ainda, a oportunidade de conversar com Berenice Piana, co-autora da lei 12.764, que leva seu nome: a Lei Berenice Piana. A lei instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com transtornos do espectro autista. Na ocasião, ela passou os principais pontos a serem considerados, como melhor estrutura, fluxo, estrutura das salas, entre outros.

A diretora-técnica do Centro de Reabilitação aldeense, Fernanda Suzarte, destacou a importância do apoio da secretária de Saúde, Maria Márcia Fontes, durante todo o processo, inclusive com idas a Brasília para apresentar o projeto.

A Clínica Escola do Autista será construída em parceria com o Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA), e o presidente Marcos Muffareg esteve presente no evento de lançamento nesta quinta-feira (28).

O prefeito, Fábio do Pastel, declarou que o projeto pioneiro será modelo para os demais municípios. “A Clínica Escola do Autista de São Pedro da Aldeia vai ser referência no estado e para os outros municípios. Nós já fomos até Brasília apresentar esse projeto, isso porque a gente sabe da importância da acessibilidade. Temos muitos outros projetos com o Governo do Estado para a Saúde e Educação de São Pedro da Aldeia, vem aí muito mais qualidade de vida para toda a nossa população”, garantiu.

Casa do Trabalhador

Durante a visita do governador, também foi inaugurada, a Casa do Trabalhador, uma parceria entre a secretaria municipal de Agricultura, Trabalho e Renda com o governo estadual.

O local tem como objetivo qualificar a população e facilitar o acesso ao mercado de trabalho, além de orientar sobre a inclusão da pessoa com deficiência, primeiro emprego, jovem aprendiz, estágio, elaboração de currículo, dentre outras ações de apoio ao trabalhador.

A Casa do Trabalhador fica na Rua Rita Pereira, nº 123, na área central da cidade.

ASCOM/PMSPA
Texto: Aline Torres Guimarães
Fotos: Bruninho Volotão, Renato Fulgoni e Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *