SÃO PEDRO DA ALDEIA – Jovens aldeenses participam de curso de Cidadania da Fundação Ulysses Guimarães

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Cerca de 40 jovens de diversos bairros de São Pedro da Aldeia participaram, no último sábado (08), do curso intensivo gratuito “CIDADANIA: Aprendizagem para a Transformação Social”, da Fundação Ulysses Guimarães do Estado do Rio de Janeiro (FUG-RJ). O evento foi realizado no auditório do Cine Estação, no Centro, e ministrado pelo presidente estadual da instituição, Amaury Cardoso. A iniciativa contou com a mediação do representante local da FUG-RJ e da juventude aldeense, Wagner Muniz, além da presença do secretário de Governo, Eronildes Bezerra.

Em sua fala, o secretário de Governo, Eronildes Bezerra enalteceu a importância da participação dos jovens na construção de uma sociedade melhor. “Quando se fala em jovem, estamos falando de voz, de participação, de cidadania. E, para que isso realmente aconteça, buscar conhecimento é fundamental. Sem educação e o investimento na formação dificilmente vamos conseguir fazer com que a nossa sociedade cresça. Quando vejo tantos jovens reunidos para buscar conhecimento, eu acredito no futuro. O meu desejo é que vocês sejam ferramentas de transformação para alavancar o ser humano”, destacou.

A iniciativa compõe o projeto “FUG na Estrada”, que tem como proposta interiorizar as ações da instituição para diversas regiões do Estado. O conteúdo programático envolveu conceitos básicos acerca da democracia, do papel do Estado e do cidadão, direitos e deveres, legitimidade, os principais desafios, a importância da educação, movimentos sociais, o poder das organizações sociais, ativismo político, as formas constitucionais, ferramentas e instrumentos de participação popular, entre outros temas relacionados à compreensão das bases estruturantes para a construção de uma cidadania ativa e transformadora.

“Muito me gratifica poder realizar esse trabalho de levar conhecimento e capacitação as pessoas e, com isso, oportunizar um maior poder de análise crítica. A Fundação Ulysses Guimarães do Estado do Rio de Janeiro está aberta à parceria. Acreditamos que só através da educação e do conhecimento é que se constrói a cidadania”, comentou o professor e presidente estadual da FUG-RJ, Amaury Cardoso, responsável por ministrar a aula inaugural, que enfocou o Módulo I – A construção da cidadania.

A turma foi organizada pelo mediador local da FUG-RJ, Wagner Muniz. O jovem aldeense é um dos expoentes do movimento juvenil no município e também foi destaque no Parlamento Juvenil na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).

“É uma honra estar aqui partilhando o saber. São Pedro da Aldeia precisa da nossa união para que, juntos, possamos construir uma cidade melhor e cada vez mais participativa, apresentando demandas, propostas, soluções, promovendo debates e críticas construtivas. Eu tive voz na escola, na Alerj; tenho voz na Prefeitura, na Câmara, mas isso é fruto de estudo, trabalho e dedicação. É isso que venho tentando exercer na nossa cidade; avivar a cidadania em todos os jovens para que tenham vez, voz, espaço e, principalmente, oportunidade”, afirmou Wagner.

A aula contou, ainda, com exibição de vídeos e entrega de material didático gratuito. Participaram do curso jovens moradores dos bairros Botafogo, Balneário, São João, Campo Redondo, Rua do Fogo, São Mateus, Recanto do Sol, Colina, Morro do Milagre e Porto do Carro, além de alunos de Cabo Frio e Iguaba Grande. O próximo encontro está marcado para o 29 de junho, das 9h30 às 13h, com a apresentação dos módulos II – A democracia e o poder da participação; e III – A cidadania no controle. Ao final, os participantes receberão certificado.

Fonte – ASCOM/PMSPA
Texto: Raíra Morena
Fotos: Jefferson Viana




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *